O futuro não é nada mais do que ...
...um brinquedo das nossas crianças.
Bastá-nos ensiná-las a brincar.
"Yuri Schilindwein"
 

Projeto Lixo Zero

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

MEIO AMBIENTE – as palestras foram desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro, em 21 escolas

Projeto Lixo Zero qualifica 1800 alunos
da 3ª série da Rede Municipal

Durante o andamento do projeto, foi realizada palestra sobre a questão do lixo no meio ambiente, rios e mares, principalmente em relação ao plástico que transtorna a Natureza com a morte por sufocamento de tartarugas, golfinhos, baleias e peixes

Com a preocupação mundial de preservação ao meio ambiente, principalmente em despertar nas pessoas a consciência do seu importante papel para colaborar neste processo de cuidado com a natureza, o Projeto Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Planejamento desenvolveu um trabalho de educação ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com alunos da 3º série do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Durante os meses de outubro e novembro, a equipe de profissionais visitou 21 escolas participantes do Projeto. Os trabalhos da Equipe na Educação Ambiental iniciou com um encontro com os professores, para esclarecimentos sobre o andamento do projeto e como seria a aplicação das diretrizes no transcorrer das aulas.

A partir daí, os instrutores ambientais, com o apoio da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, aplicaram diversas atividades recreativas de socialização, com ênfase à utilização da água e lixo nos rios.

Durante o andamento do projeto, foi realizada uma palestra com os agentes do Projeto Rio Itanhaém - Lixo Zero feita com material visual sobre a questão do lixo no meio ambiente, rios e mares, principalmente em relação ao plástico que transtorna a Natureza com a morte por sufocamento de tartarugas, golfinhos, baleias e peixes.

No último encontro foram distribuídas 1.800 camisetas alusivas ao projeto, para todos os alunos participantes. Além disso, as escolas foram contempladas com 21 conjuntos com 4 lixeiras, com capacidade para 240 litros cada, nas cores azul, amarela, verde e vermelha, para coleta seletiva, uma placa personalizada mostrando a adesão da escola ao projeto, banners com fotos aéreas para localização das escolas e mapa da bacia hidrográfica do Rio Itanhaém com os devidos nomes dos rios, além de banners com dados e estatísticas do projeto.

Segundo a responsável pelo projeto, a Secretária Municipal de Planejamento, Rosana Bifulco, o objetivo é dar continuidade ao trabalho nas escolas no ano que vem, com os mesmo alunos. “Pretendemos desenvolver a realização de uma gincana ambiental/cultural e também com a publicação de uma cartilha alusiva ao Projeto, elaborada com material produzido pelos alunos durante o semestre”.

As escolas participantes do Projeto são: Pedrina Pompeu Bastos, Olga Lopes de Mendonça, Walter Arduini, Filomena Dias Apelian, Maria da Penha Correa Sanches, José Teixeira Rosas, Maria Graciette Dias, Lídia Marta Ferrielo Gianotti, Noemia Salles Padovan, Elga Reis, Diva do Carmo, Maria Cristina Macedo Gomes, Leonor Mendes de Barros, Lions Clube, Eugenia Pitta Rangel Veloso, Harry Forssell, Ana Cândida Ebling de Oliveira, Maria do Carmo de Abreu Sodré, Maria das Graças Alves dos Santos, Divani Maria Cardoso e Ignez Martins.

TEMPORADA - Com a chegada das férias escolares, o Projeto agora foca na atividade de educação ambiental com os turistas e usuários dos rios, pois o Projeto Rio Itanhaém – Lixo Zero também atua, além da retirada de lixo dos manguezais, com educação ambiental de moradores ribeirinhos, turistas e pescadores. Serão montadas tendas itinerantes do projeto em locais de interesse turístico, para divulgação do trabalho, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Outra atividade também importante é a colocação de contêineres para depósito de lixo em locais em que a coleta regular normal é dificultada (ou locais que acumulam muito lixo) e lixeiras de concreto em locais de grande afluxo turístico. Nesta primeira etapa do projeto foram contemplados com equipamentos os bairros Jardim Coronel, Praia dos Pescadores, Anchieta, Oásis e Guapiranga.

Como a área de maior atenção desta etapa do projeto são os Rios do Poço e Ribeirão Bicudo, serão colocados equipamentos nos bairros Cibratel, Gaivota, Belas Artes, Iemanjá e Tanise, por exemplo. Por estes bairros serão colocados cinco contêineres de aço de capacidade para 1,2 metros cúbicos de lixo e 17 lixeiras de concreto, também como auxílio à limpeza pública.

Por Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

2010!







Feliz Ano Novo * Mensagens e imagens!


Atualizações:

Janaina Constanti